Pular para o conteúdo principal

Argumentação, debate e gravidez na adolescência

Nos dias de hoje é comum vermos adolescentes do nono ano do Ensino Fundamental grávidas.
Um bom projeto que é unir argumentação, debate e o tema em questão. Os passos que podem ser seguidos são, usando um projeto já trabalhado, são:


  1. Foi feito um debate em sala de aula sobre gravidez na adolescência quando os alunos tiveram a oportunidade de falar e discutir de uma forma mediada sobre o assunto e entender também o que é um debate, onde estavam os argumentos, etc.;

  1. Foram tiradas cópias Xerox de uma reportagem que foi publicada na Revista Capricho, da Editora Abril, no mês de abril de 2012 e essas cópias foram passadas aos grupos formados em sala de aula, grupos que eram compostos de uma média de 5 alunos;

  1. Com o texto em mãos eles tiveram que ler e discutirem juntos a reportagem que se chamava “Ferrou estou grávida” onde meninas que tinham tido filhos ou estavam grávidas davam seus próprios depoimentos;

  1. Depois eles copiaram perguntas de interpretação sobre o texto que foram colocadas na lousa em seus cadernos e em uma folha separada que deveria ser entregue à professora;

  1. Feito o trabalho escrito, os alunos partiram para a campanha de conscientização sobre a gravidez na adolescência fazendo cartazes em grupos que tentassem convencer os colegas de outras séries a não cometer esse erro (de ficar grávida, de usar camisinha, etc. );

  1. Os cartazes foram colados no corredor da escola onde circulam principalmente alunos dos oitavos e nonos anos, sendo que nos nonos anos é onde se tem uma grande incidência de alunas grávidas ou que já são mães;

  1. Depois um grupo de meninas se reuniu e com a câmera de vídeo da escola combinaram de virem a escola no período oposto ao que ela s estudam (à tarde) e entrevistaram colegas de várias séries que estavam grávidas ou já eram mães, onde elas contaram seus medos, as reações da família e o que esperam de seu futuro;

  1. As mesmas meninas se reuniram mais uma vez e foram juntas ao Posto de Saúde do bairro para que uma profissional de lá viesse dar uma palestra na escola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto "Uma menina muito maluquinha" - E E Dora Kanso - Campinas

No mês de março, próximo ao dia 08 (Dia Internacional da Mulher) li para meus aluninhos de inglês do 1° ao 5°s anos meu livro infantil "Uma menina muito maluquinha" colocando palavras do contexto das aulas. No final, duas alunas ganharam o livro (por sorteio). Usamos a sala de leitura. Foi muito gratificante!! :-)

Aprendizagem na prática para a vida

  Campinas, 05 de junho de 2023. Prezado senhor Dirigente de Ensino da D.E Campinas Leste, Nós alunos dos 6°s anos (turmas A e B ) da E.E Dora Maria Maciel de Castro Kanso (desta D.E) tendo aprendido sobre Carta de Solicitação/Reclamação nas aulas de Língua Portuguesa Currículo Paulista), colocamos em prática o nosso aprendizado e pedimos: Reformas: da quadra poliesportiva (incluindo arquibancada), do piso das salas de aula, do parquinho e do pátio; Troca das lousas brancas (muito manchadas); Internet de melhor qualidade e velocidade; Mais netbooks e tablets (não há o suficiente para todos); Bolsas de estudo para cursos extracurriculares e  Implementação do Ensino Médio.   Sem mais, deixamos nossas cartas em anexo. Atenciosamente, Alunos dos Sextos A e B Professora Karin

Carta de solicitação

Foi visto "carta de solicitação/reclamação" no conteúdo do sexto ano da EE Dora Kanso, em Campinas. Na prática, os alunos escreveram cartas para a diretora para fazerem solicitações para a escola. Algumas impossíveis, outras nem tanto. A diretora leu e deu o seu retorno aos alunos. :-)