Pular para o conteúdo principal

O que aprendi sobre lusofonia

 Antes de realizar o trabalho e fazer pesquisas sobre a literatura africana de Língua Portuguesa eu não sabia que existia tantos países pelo mundo que falam a língua portuguesa, também não sabia que existia autores africanos que escrevem livros na língua portuguesa. Fazendo o trabalho aprendi que existem nove países além do Brasil que falam português ou tem a língua portuguesa como língua materna, e que existem muitos escritores africanos que escrevem ou escreveram livros muito conhecidos e famosos na língua portuguesa. As Literaturas Africanas de Língua Portuguesa tem aproximadamente, 160 anos de existência. Os primeiros textos dataram da segunda metade do século XIX, porém só no século XX, na década de 30 no Cabo Verde, e nos anos 50 na Angola, é que essas literaturas começaram a adquirir maioridade, se descolando da literatura portuguesa trazida como paradigma pelos colonizadores. Embora não se tenham desenvolvido sempre em conjunto, devido aos seus respectivos contextos sócio-culturais diferenciados, essas literaturas são, geralmente, estudadas, nos meios universitários ocidentais, sob denominação abrangente que envolve a produção literária.


Depoimento de aluna da 3ª série do Ensino Médio Noturno (Campinas - Escola Estadual)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto "Uma menina muito maluquinha" - E E Dora Kanso - Campinas

No mês de março, próximo ao dia 08 (Dia Internacional da Mulher) li para meus aluninhos de inglês do 1° ao 5°s anos meu livro infantil "Uma menina muito maluquinha" colocando palavras do contexto das aulas. No final, duas alunas ganharam o livro (por sorteio). Usamos a sala de leitura. Foi muito gratificante!! :-)

Aprendizagem na prática para a vida

  Campinas, 05 de junho de 2023. Prezado senhor Dirigente de Ensino da D.E Campinas Leste, Nós alunos dos 6°s anos (turmas A e B ) da E.E Dora Maria Maciel de Castro Kanso (desta D.E) tendo aprendido sobre Carta de Solicitação/Reclamação nas aulas de Língua Portuguesa Currículo Paulista), colocamos em prática o nosso aprendizado e pedimos: Reformas: da quadra poliesportiva (incluindo arquibancada), do piso das salas de aula, do parquinho e do pátio; Troca das lousas brancas (muito manchadas); Internet de melhor qualidade e velocidade; Mais netbooks e tablets (não há o suficiente para todos); Bolsas de estudo para cursos extracurriculares e  Implementação do Ensino Médio.   Sem mais, deixamos nossas cartas em anexo. Atenciosamente, Alunos dos Sextos A e B Professora Karin

Carta de solicitação

Foi visto "carta de solicitação/reclamação" no conteúdo do sexto ano da EE Dora Kanso, em Campinas. Na prática, os alunos escreveram cartas para a diretora para fazerem solicitações para a escola. Algumas impossíveis, outras nem tanto. A diretora leu e deu o seu retorno aos alunos. :-)