Pular para o conteúdo principal

Combate ao Preconceito Linguístico

Preconceito linguístico

(Por Maycon - 3ª série do EM noturno - Escola Estadual de Campinas)

 

 

O Brasil passa por diversas mudanças e constantes avanços, porém, infelizmente a população está sujeita a graves retrocessos no que diz respeito ao preconceito. Dentre os diversos tipos dessa intolerância existentes no país, o linguístico está se tornando cada vez mais comum na sociedade, as vítimas são as pessoas que falam português, mas com certas diferenças, seja por meio de gírias, ou pelo seu uso extremamente coloquial. Sendo assim, é de suma importância analisar mais a fundo os principais motivos que leva este tipo de violência a acontecer.

 

Primeiramente, é essencial perceber que há uma grande discriminação em relação a linguagem regional, o Brasil é um país muito extenso, portanto, ocorre uma grande variação quanto a dialetos específicos de cada região, além da extensão, cada lugar possui sua própria história e cultura, essas influências junto com diferentes níveis de industrialização, poder econômico e até mesmo modernização local também são usadas como motivo de intolerância contra nativos de diversas regiões. Essas diversas diferenças jamais devem ser vistas como um problema para o país, pelo contrário, enriquecem a língua portuguesa presente no país.

 

Além disso, as diversas desigualdades sociais, associadas a baixos níveis econômicos e de escolaridade, projetam diferentes graus de linguagem informal, por vezes até erradas do ponto de vista gramatical. Isso faz com que pessoas com maiores níveis de instrução julguem ou ate mesmo se sintam superiores aos outros indivíduos que não fazem uso disto. É muito importante que este tipo de preconceito seja superado, pois pode afetar demais as vítimas, causando vontade de se isolar da sociedade e até mesmo problemas psicológicos.

 

Desse modo, é imprescindível resolver a situação de preconceito linguístico no Brasil. Sendo então essencial que atitudes sejam tomadas por parte do governo, como multas para pessoas que cometam esse tipo de crime, aliada também a campanhas do Ministério da Cultura para que as variações quanto a língua sejam vistas como um importante patrimônio cultural. Somente dessa forma será possível diminuir casos de discriminação e fazer com que o país avance neste ponto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendizagem na prática para a vida

  Campinas, 05 de junho de 2023. Prezado senhor Dirigente de Ensino da D.E Campinas Leste, Nós alunos dos 6°s anos (turmas A e B ) da E.E Dora Maria Maciel de Castro Kanso (desta D.E) tendo aprendido sobre Carta de Solicitação/Reclamação nas aulas de Língua Portuguesa Currículo Paulista), colocamos em prática o nosso aprendizado e pedimos: Reformas: da quadra poliesportiva (incluindo arquibancada), do piso das salas de aula, do parquinho e do pátio; Troca das lousas brancas (muito manchadas); Internet de melhor qualidade e velocidade; Mais netbooks e tablets (não há o suficiente para todos); Bolsas de estudo para cursos extracurriculares e  Implementação do Ensino Médio.   Sem mais, deixamos nossas cartas em anexo. Atenciosamente, Alunos dos Sextos A e B Professora Karin

Entrevista

No sextos anos vimos entrevista. A sala se dividiu em grupos e entrevistou professores e funcionários sobre a dengue. Como resultado, foram feitos cartazes de divulgação com as entrevistas.  

Trabalho de lenda indígena com Sexto ano B - Dora Kanso

Lenda da criação do céu.